top of page

 

Dificuldades Sexuais e de Casal

 

A sexualidade é uma área importante da nossa vida: faz parte do nosso bem-estar conseguir estabelecer e manter relações íntimas, dá-nos prazer sentirmo-nos amados/as e sentir satisfação sexual e relacional.

Por vezes sente-se pressão social para se encontrar um amor ou um/a parceiro/a, mas cada pessoa deve procurar o seu conforto e satisfação e se sente preparado para estar numa relação.

Determinadas dificuldades sexuais podem surgir num casal, nas relações mais ou menos longas e de compromisso, ou individualmente e em redes mais alargadas. As dificuldades sexuais podem interferir no desejo, na excitação, no desempenho ou na performance, com dor ou desconforto na penetração, nos orgasmos e na satisfação sexual, por vergonha, inibições ou desconhecimentos face ao funcionamento e à complexidade da sexualidade.

A psicologia e a sexologia podem ajudar a resolver problemas na comunicação de casal, em conflitos, no esclarecimento de dúvidas e na satisfação sexual e relacional.

 

Sexualidade nas Perturbações do Desenvolvimento e Deficiências

Uma área da sexologia que recebe pouca atenção é a sexualidade das pessoas com deficiências, não só físicas, mas também cognitivas e desenvolvimentais.

Muitas famílias sentem dificuldades em implementar o direito dos filhos e filhas com trissomia 21, perturbações do espectro do autismo, paralisia cerebral, ou outras deficiências, a viver a sua sexualidade com prazer, em apoiar na descoberta da satisfação, com informações adaptadas e apropriadas, em ajudar a prevenir situações de abuso sexual ou de comportamentos sexuais desadequados, por exemplo, situações de desconhecimento do corpo, do funcionamento da masturbação, relações interpessoais e paixões/amores não correspondidos. 

 

A colaboração com o Centro de Desenvolvimento Infantil - DIFERENÇAS trouxe-nos a experiência necessária para intervir nesta área e realizar uma educação para uma sexualidade saudável nas perturbações desenvolvimentais, em colaboração com famílias, técnicos de apoio, professores/as, comunidade escolar ou instituições, através do aconselhamento ou de formações. 

bottom of page